Fundamentos teóricos da trilha fonética de alfabetização
Por que a trilha fonética de alfabetização é o resgate da verdadeira alfabetização?
Nas últimas cinco décadas, educadores têm debatido intensamente a abordagem mais eficaz para o ensino da leitura e da escrita. Atualmente, o embate opõe os defensores da instrução fonética aos proponentes do construtivismo, da leitura visual de palavras inteiras ou da autodescoberta.
Os defensores dessas últimas vertentes sustentam que o aprendizado da leitura e da escrita deve assemelhar-se à aquisição natural da fala, com exposição precoce a textos para que a criança aprenda de forma espontânea.
Com base em anos de experiência na área de alfabetização, observo que a maioria das crianças requer instrução explícita para desenvolver competências de leitura e escrita. A simples exposição a textos não é suficiente. Um ensino eficaz exige organização dos materiais, orientação detalhada, suporte, correção e motivação para assegurar o sucesso no processo. Durante minha formação em pedagogia, constatei que o método diretivo tem eficácia comprovada por ampla pesquisa científica.
Com o tempo, as universidades substituíram práticas pedagógicas tradicionais e eficazes por abordagens contemporâneas — como a aprendizagem baseada em descoberta, a aprendizagem baseada em investigação, o construtivismo e as práticas apropriadas ao desenvolvimento —, que passaram a ser consideradas o padrão ideal. A maioria dos métodos convencionais passou a ser vista como ineficaz. Contudo, essas abordagens modernas carecem de evidências robustas na literatura pedagógica para sustentar sua eficácia, e seus impactos negativos têm sido observados tanto na trajetória das crianças quanto nos resultados de pesquisas. A combinação dessas metodologias gera confusão pedagógica para docentes e discentes: os alunos recebem orientações contraditórias, o que tem contribuído para uma espécie de “neurose de leitura” generalizada. Em diversas aulas de vocabulário visual, o ensino de palavras e frases inteiras precede o das letras individuais, invertendo a sequência natural e lógica da aprendizagem.
Diversas abordagens pedagógicas de alfabetização são consideradas atrativas e, com frequência, essas estratégias de “melhores práticas” incorporam um modelo amplo de ensino denominado “instrução minimamente guiada”. Tal abordagem é identificada por expressões como “aprendizagem baseada em descoberta”, “aprendizagem baseada em investigação”, “aprendizagem construtivista” e “práticas apropriadas ao desenvolvimento”, entre outras (Clark, Sweller e Kirschner, 2006; Finn e Ravitch, 1996; Maier, 2004). Professores capacitados em metodologias contemporâneas tendem a não expor o conteúdo de forma explícita. Em vez de apresentar a matéria diretamente, as aulas fundamentam-se em orientações reduzidas do docente, estimulando os alunos a aprenderem uns com os outros e a buscarem o conhecimento de maneira autônoma.
Embora amplamente adotada — especialmente em cursos de pedagogia e programas de especialização docente —, essa abordagem educacional tem demonstrado eficácia limitada nos estágios iniciais da formação acadêmica (Carnine, 2000; Chall, 2000; Farkas & Duffett, 2010; Finn & Ravitch, 1996; Hirsch, 1996, 2014; Krahenbuhl, 2016; Mateus, 2003; Mayer, 2004; Pedra, 1996, 2002; Tobias & Duffy, 2009; Watkins, 1988, 1996). Em sua obra A Escola, o professor Ed Hirsch observa que os defensores do modelo centrado na criança o descrevem como “progressivo, adequado ao desenvolvimento, baseado em evidências e eminentemente ensinável”. Contudo, tais afirmações não se sustentam conforme o sentido de “baseado em pesquisa” proposto pelos autores: nenhum estudo da literatura científica predominante sobre aprendizagem infantil corrobora essas generalizações. No que tange à eficácia do aprendizado, o consenso acadêmico indica que tais recomendações configuram uma prática inadequada, e não uma “melhor prática” (Hirsch, 1996, p. 173).
Há uma vasta literatura científica que examina a instrução minimamente guiada, demonstrando que ela é menos eficaz do que os métodos de ensino mais diretos. Conforme um artigo publicado no periódico Educational Psychologist, “evidências de estudos realizados ao longo do último meio século” indicam de forma consistente que a instrução minimamente guiada é menos eficaz e menos eficiente do que abordagens que enfatizam a orientação e o processo de aprendizagem do aluno (Clark, Sweller & Kirschner, 2006, p. 75). Diversos estudos apontam que alunos submetidos à instrução direta apresentam melhores resultados do que aqueles que aprendem de forma autônoma ou em grupo. O relatório “O que torna o ensino excelente?”, elaborado pela Universidade de Durham para o Sutton Trust, analisou centenas de estudos empíricos e classificou a aprendizagem baseada em descoberta como uma prática ineficaz. Uma meta-análise de aproximadamente 8.000 estudos, sintetizada na Phi Delta Kappan, concluiu que a orientação no ensino é significativamente mais eficaz do que o aprendizado com mínima intervenção (Walberg, 1990). Adicionalmente, o livro Visible Learning, de John Hattie, que compila cerca de 50.000 estudos empíricos, revelou que métodos com baixa orientação tendem a ser ineficazes, especialmente em comparação com o ensino presencial (Hattie, 2009).
Um artigo publicado no The Behavior Analyst Today apresenta um panorama relevante das evidências da literatura sobre instrução minimamente guiada: os princípios que fundamentam modelos centrados na criança — como o construtivismo, os currículos baseados em investigação e as chamadas “melhores práticas apropriadas ao desenvolvimento” — divergem de um amplo conjunto de pesquisas experimentais sobre aprendizagem. Abordagens centradas na criança, como o construtivismo e o ensino de leitura por palavras inteiras, têm sido criticadas por desconsiderar padrões acadêmicos e por não oferecer instrução direta para a execução de tarefas. Alunos submetidos a métodos progressistas tendem a apresentar atrasos no aprendizado da leitura e da escrita; sem o domínio das habilidades fundamentais, desenvolvem o que Binder (1996) denomina “disfluência cumulativa”, processo em que deficiências iniciais evoluem para um padrão crescente de insucesso acadêmico e resistência (Kim & Axelrod, 2005, p. 113).
Pesquisas e minha trajetória como educadora indicam que o ensino direto constitui a estratégia mais eficaz para consolidar uma base sólida de conhecimentos. Não é possível garantir que os alunos descubram autonomamente os conteúdos essenciais; por isso, é indispensável elaborar um planejamento estruturado do que será ensinado e de como os elementos desse conteúdo se integrarão para alcançar objetivos específicos. Em Princípios da Ação Educativa, o pedagogo José Luís González-Simancas destaca a relevância da coerência: “a ação educativa, para assegurar a formação integral da pessoa, deve constituir um todo integrado, no qual os diversos componentes operem de forma funcional e inter-relacionada em direção a um mesmo propósito, evitando interferências, dispersão e ineficácia do processo” (González-Simancas, 1991, p. 64–65). Durante minha formação docente, fui instruída de que qualquer modalidade de instrução direta seria autoritária, resultando em aprendizado passivo, supressão da criatividade, prejuízo à autoestima e obstrução do pensamento crítico. Essa perspectiva unilateral e tendenciosa contrasta com evidências robustas de que o ensino direto é altamente eficaz para o desenvolvimento do pensamento crítico (Brophy & Good, 1986; Chall, 2000; Rosenshine & Meister, 1992).
Estudos na área da psicologia cognitiva demonstram que o domínio de conhecimentos básicos e habilidades elementares constitui um pré-requisito fundamental para o pensamento crítico (Van Merrienboer & Sweller, 2005; Pinker, 1997; Sweller et al., 1998; Willingham, 2009). Em contextos de ensino direto, em que o professor assume o papel central, os estudantes tendem a apresentar maior engajamento e motivação em comparação com abordagens de orientação mínima (Chall, 2000; Hirsch, 1996; Rosenshine & Stevens, 1981, 1986). De fato, a adoção de instruções pouco estruturadas pode comprometer a autoestima dos alunos, gerando sentimentos de desorientação e frustração decorrentes de sucessivas tentativas infrutíferas antes da aquisição do conteúdo correto (Clark et al., 2012). Ademais, a instrução direta pode favorecer a criatividade (Gage, 1978). Ao contrário da percepção comum, a criatividade tende a prosperar em ambientes estruturados (Sagiv, 2009). Além disso, o conhecimento amplo e detalhado de um tema é indispensável para a manifestação da criatividade em atividades pertinentes a essa área (Chall, 2000; Cropley, 1995; Sweller, 2004).
Portanto, a adoção de uma instrução que consolide a base de conhecimentos e habilidades fundamentais dos alunos, em detrimento de abordagens minimamente orientadas, é altamente favorável à criatividade. Diante das evidências apresentadas, é razoável recomendar o emprego de métodos de instrução direta no ambiente escolar. Contudo, conforme reiterado na literatura, observa-se resistência significativa nas escolas e nos cursos de formação docente a esse modelo, com preferência acentuada por estratégias minimamente orientadas em diversas situações de sala de aula (Carnine, 2000; Chall, 2000; Farkas & Duffett, 2010; Finn & Ravitch, 1996; Hirsch, 1996, 2014; Krahenbuhl, 2016; Mateus, 2003; Mayer, 2004; Pedra, 1996, 2002; Tobias & Duffy, 2009; Watkins, 1988, 1996). Talvez por esse motivo, a certificação docente não tenha demonstrado impacto positivo consistente na eficácia dos professores (Hanushek, 2002; Hattie, 2009). A explicação para esse fenômeno pode residir no que foi denominado “desenvolvimentismo”, ideologia predominante no sistema educacional, conforme discutido em artigo de 1996 nos Archives of Policy Analysis in Education: o desenvolvimentismo pressupõe que a ontogênese “natural” é ideal, exigindo que práticas pedagógicas comprovadas superem a suposição de que interfeririam em uma trajetória de desenvolvimento ótima (Stone, 1996, p. 1).
Em essência, práticas pedagógicas que parecem contrariar o desenvolvimento “natural” e desimpedido das capacidades do aluno são descartadas, independentemente de evidências empíricas. Qual o motivo da predominância da abordagem desenvolvimentista no sistema educacional? Na década de 1890, Joseph Mayer Rice, colaborador da revista The Forum, percorreu os Estados Unidos avaliando práticas escolares e concluiu que a organização das escolas era excessivamente autoritária, com forte foco no controle docente, exercícios desprovidos de sentido e memorização mecânica (Cremin, 1964). Em resposta a essas críticas, surgiu a demanda por um modelo alternativo de escolarização. Dois filósofos da educação, G. S. Hall e John Dewey, já haviam formulado, à época, uma proposta desenvolvimentista que veio a ser denominada “educação progressiva”. Essa abordagem, centrada no aluno — conceito inerente ao desenvolvimentismo —, preconiza que os estudantes se desenvolvam “naturalmente”, com o mínimo de interferência externa (Cremin, 1964).
John Dewey defendeu, de modo consistente, os mesmos princípios em obras como Meu credo pedagógico (1897) e Democracia e Educação (1916). Conforme o artigo da Education Policy Analysis Archives, Dewey sustentava que a evolução dotou o ser humano de aptidões para certos tipos de experiências naturais, sendo o aprendizado resultante desses encontros individuais considerado ideal. O ensino de qualidade consistiria, portanto, no ajuste das experiências educacionais às características e tendências emergentes da criança, visando otimizar o “crescimento”. Como Dewey acreditava que a compreensão genuína é personalizada, ele argumentava que os objetivos educacionais não deveriam ser impostos por agentes externos ao aluno. Por essa razão, sua concepção limitava a capacidade do docente de assegurar a aquisição de conhecimentos ou entendimentos predefinidos (Stone, 1996, p. 8-9).
Em virtude da influência de G. Stanley Hall e John Dewey, bem como de outros filósofos que compartilharam perspectivas semelhantes — a exemplo de William Kilpatrick, autor de “The Project Method” (1918), e Harold Rugg, autor de “The Child-Centered School” (1928) —, e do papel determinante de Dewey na estruturação dos currículos de diversos cursos de formação docente em universidades nacionais, o conceito de “educação progressiva” consolidou-se no pensamento pedagógico: no final da década de 1940 e início da de 1950, a terminologia e os pressupostos progressistas deixaram de ser vistos como uma abordagem específica.
Em vez de serem meramente reconhecidos como uma prática educacional adequada — a própria educação progressiva acabou por perder prestígio. Seus conceitos e jargões tornaram-se tão arraigados como “senso comum” que a plausibilidade, a intuição e o apelo das teorias educacionais posteriores passaram a ser avaliados, em grande medida, por sua consonância com os princípios progressistas, os quais, em sua maioria, incorporam alguma variante do desenvolvimentismo (Stone, 1996, p. 10).
O estudo realizado sobre métodos de alfabetização indica que falhas fundamentais na leitura, compreensão e escrita geram impactos duradouros: alunos que não recebem instrução adequada nas fases iniciais apresentam atrasos significativos em outras disciplinas, além de desenvolverem percepções e atitudes negativas em relação à escola e ao aprendizado, o que frequentemente exige intervenção psicopedagógica. Além disso, o contexto familiar é afetado de forma persistente, uma vez que a probabilidade de aquisição de proficiência em leitura e escrita após métodos deficientes nos primeiros anos escolares é reduzida (Stanovich, 1986). Em investigações mais avançadas, identificou-se que o fracasso desses métodos resulta em dois desdobramentos: a reclassificação dos insucessos como sucessos ou a atribuição da responsabilidade pelo fracasso às próprias crianças. Conforme Samuel Blumenfeld, as escolas públicas alteraram o ensino da leitura, substituindo o método fonético por abordagens visuais — como a leitura de palavras inteiras, o uso de suposições ou de imagens de apoio —, além da adoção do socioconstrutivismo e do método global.
Alguns indivíduos desconsideram evidências científicas e defendem que o ensino da leitura deve ocorrer de forma análoga à aquisição da fala, baseando-se na exposição passiva ao texto e na classificação autônoma das palavras pelas crianças. Nessa perspectiva, o docente limitaria sua atuação ao fornecimento dos nomes das palavras, cabendo aos alunos desenvolverem estratégias próprias de manipulação.
Segundo Hanford, a lacuna de conhecimento entre professores e especialistas decorre da ausência da ciência da leitura nos cursos de pedagogia, fruto de incompreensão ou negligência por parte de gestores e docentes em faculdades de educação. Embora um artigo publicado no Journal of Childhood & Developmental Disorders tenha alertado para os riscos de ignorar os fundamentos científicos da alfabetização, os currículos não incorporaram esse conteúdo. Como resultado, os novos professores podem não receber a formação adequada. Hanford também menciona um estudo de 2016 do National Council on Teacher Quality, que revelou que apenas 39% dos programas de formação docente incluíram orientações eficazes sobre leitura. Segundo o autor, a premissa predominante no ensino tradicional é a de que ler seria um processo natural, semelhante a falar; contudo, décadas de pesquisa demonstram que a leitura não se desenvolve de forma espontânea.
O cérebro humano não é naturalmente predisposto à leitura. É necessário que as crianças recebam instrução explícita para estabelecer conexões entre sons e letras — o método fonético. Contudo, essa evidência científica ainda não foi amplamente incorporada às salas de aula do ensino fundamental. As práticas predominantes no ensino da leitura nos Estados Unidos divergem dos achados fundamentais da ciência sobre o aprendizado infantil. Muitos educadores desconhecem esses conhecimentos e, em certos casos, opõem-se a eles. Essa resistência decorre de concepções arraigadas no sistema educacional há décadas, apesar de terem sido refutadas repetidamente pela ciência. Consequentemente, os alunos não recebem uma instrução alinhada aos mecanismos de aprendizagem identificados pelos pesquisadores e às práticas que demonstraram eficácia ao longo dos anos. Trata-se de um problema evidente há décadas: segundo o National Assessment of Educational Progress, mais de 60% dos alunos do quarto ano não apresentam proficiência em leitura — cenário que se mantém desde o início das avaliações. Um terço das crianças não atinge o nível básico. A origem desse quadro reside, em grande parte, na metodologia de ensino: estudos realizados em salas de aula e clínicas indicam que praticamente todos os estudantes podem aprender a ler quando expostos a abordagens fundamentadas nos conhecimentos científicos sobre o processamento cerebral da leitura. No entanto, muitos docentes não dominam essa base teórica. Hanford observa que diversos professores classificam sua prática como alfabetização equilibrada — um método global que pressupõe que, com acesso a bons livros, orientação e prática, os alunos se tornarão leitores.
É amplamente reconhecido que a decodificação eficiente por meio da fonética constitui um pré-requisito para o desenvolvimento de boas habilidades de leitura em crianças. Embora o grau de apoio necessário possa variar, a instrução fonética é universalmente benéfica. Especialistas recomendam que a instrução explícita em estratégias de vocabulário e compreensão, aliada ao acesso a literatura de alta qualidade, é fundamental para a formação de leitores proficientes.
Embora o livro ilustrado possua grande apelo, a ausência de fonética prejudica os alunos, levando a uma alfabetização deficiente: desenvolve-se o hábito de adivinhar o conteúdo com base nas imagens, o que gera dificuldades diante de palavras desconhecidas. Com base em minha pesquisa sobre alfabetização, gostaria de destacar alguns indicadores de que uma criança ainda não atingiu a alfabetização plena:
memorização de palavras isoladas
visualização de palavras isoladas
adivinhação de palavras por meio de imagens
adivinhação de palavras com base em pistas contextuais e antecipação do termo seguinte
Neste capítulo, defende-se que, nos primeiros anos do ensino fundamental, é indispensável oferecer instrução estruturada por meio de uma abordagem pedagógica mais diretiva. Durante o processo de alfabetização, recomenda-se o uso de métodos educacionais diretos, evitando a complexidade das regras linguísticas. Essa estratégia estabelece uma base sólida para as competências comunicativas, que serão empregadas para expressar e compreender pensamentos e emoções complexas ao longo da vida.
O método DA Trilha Fonética de Alfabetização
É um método estruturado para crianças, respeitando o ritmo e o desenvolvimento infantil. Usa repetição, consolidação e expressão para fixar leitura e escrita. A instrução fonética é sistemática: começa pelas letras (som e forma), passa para sílabas e palavras curtas, depois para palavras longas. É explícita: o professor mostra grafemas e fonemas com clareza, sem adivinhação ou imagem.
A instrução direta e explícita exige que o professor mostre a letra e apresente seu som, sem adivinhação: tudo simples, limpo e focado na relação grafema-fonema (letras, palavras, texto e esforço mental).