A Base da Autoeducação Está na Personalidade
É essencial desde o início entender claramente o que se entende por personalidade concreta, e por que a personalidade particular ou empírica, como costumamos ser acostumados a considerá-la, não passa de uma abstração.
Normalmente, confiando nos dados mais óbvios da experiência, somos levados a acreditar que a esfera de nossa personalidade moral coincide exatamente com a esfera de nossa pessoa física, e portanto é limitada e contida pela superfície do nosso corpo material. Consideramos esse corpo em si mesmo como um todo indivisível, com tal correspondência recíproca e interdependência de suas partes para se tornar um verdadeiro sistema.
Parece que também esse sistema se move no espaço como um todo quando o corpo é deslocado, continuando a permanecer unido enquanto existir. Nós o vemos como se fosse separado de todos os outros corpos, seja dos iguais ou de tipos diferentes, de tal forma que exclui outros do lugar que ocupa, e é ela mesma por sua vez, excluídos por eles.
A Ilusão do Isolamento Individual
Quando eu caminho, não sou uma pessoa diferente de quando penso. Meu ego permanece o mesmo, seja meu corpo se move pelo espaço ou seja minha mente medita por dentro. Impenetrabilidade, que é possuída pela matéria, parece também ser uma propriedade do individualismo humano.
Do meu ego, aparentemente todos os outros egos são excluídos. O que eu sou ninguém mais pode ser, e eu, por minha vez, não posso ser confundido com outra pessoa. Os meus colegas mais íntimos, mais próximos para mim, parecem tão completamente externos para mim, tão completamente separados do meu espírito, assim como seus corpos são do meu.
Vejamos o seguinte - Meu pai, meu irmão estão mortos. Eles desapareceram deste mundo no qual eu, no entanto, continuo existindo; assim como uma pedra permanece em seu lugar e não é afetado de forma alguma quando outra pedra está por perto é removida; ou como um pedestal mutilado ainda pode permanecer para lembrar o observador da estátua que foi arrancada.
Centenas de pessoas se reúnem para ouvir as palavras de um orador. Mas não existem laços necessários entre as várias pessoas; e quando a fala é terminada, cada um vai para si, confiante de que nenhuma parte de si mesmo se perdeu e que manteve sua individualidade absolutamente inalterada.
Nossos anciãos viviam neste planeta quando nós ainda não havíamos chegado. Depois que chegamos, eles foram se retirando gradualmente, um deles depois do outro. E exatamente como eles conseguiram existir sem nós, assim continuaremos vivendo sem eles, e longe deles, desenvolvendo nossa personalidade. Para cada um de nós, segundo esse ponto de vista, tem seu próprio ser dentro de si, seu próprio particular destino. Cada homem se define como co-criador de seu mundo, daquele universo que ele criou com feitos e pensamentos: Um Universo de Ideias, de Imagens, de conceitos, de sistemas, que estão todos em seu cérebro; um universo de valores, de bens desejáveis e de males abomináveis, todos enraizados no seu próprio eu, em seu caráter, e origina-se do peculiar como ele pessoalmente colore esse mundo e concebe o universo.
A Natureza Verdadeira da Pessoa Humana
O que é a tristeza de outro homem para mim? Que parte tenho em suas alegrias? E como a ciência de Aristóteles pode ou de Galileu ser algo para mim, já que não posso conhecê-los, já que não consigo ler seus livros, e sou totalmente desconhecedor dos ensinamentos deles? E o viajante desconhecido que passa, envolto em seus pensamentos, o que se importa com minhas concepções mais elevadas, para as canções que brotam das profundezas de minha alma?
A façanha do herói não traz glória para nós; o ato hediondo do criminoso nos faz estremecer de verdade, mas não provoca remorsos em nossa consciência. Pois cada um de nós tem seu próprio corpo e sua própria alma particular. Em resumo, todos são eles mesmos independentemente do que os outros possam ser.
Essa concepção, que normalmente formamos de nossa personalidade, e sobre a qual erguemos o sistema de nossa vida prática em todas as nossas múltiplas relações com os outros indivíduos, é um conceito abstrato. Quando concebemos assim nosso ser, vemos apenas um lado dele — e isso é o menos importante: não conseguimos compreender essa parte que revela tudo o que é espiritual, e humano, e verdadeiramente e peculiarmente nosso.
Não vou investigar aqui como a personalidade humana tem dois aspectos tão totalmente diferentes um do outro; e em que profundezas remotas devemos buscar a raiz comum dessas duas manifestações contrastantes e aparentemente contraditórias. Nossa tarefa por enquanto é estabelecer dentro de nós mesmos, por meio da reflexão, a firme convicção de que não somos individualidades solitárias: que existe outra e uma parte melhor de nós, um elemento que é o próprio antítese do particular, aquele, ou seja, que é a fonte profunda de nossa natureza.
A Linguagem como Elemento Constituinte da Personalidade
Para focar nossa atenção nisso de forma mais profunda do aspecto da nossa vida interior, vou tomar como exemplo um desses elementos que estão contidos no conceito de nacionalidade: idioma.
A linguagem é um elemento peculiar e constituinte de personalidade é bastante óbvia. Através da linguagem, nós falamos não apenas com os outros, mas também conosco mesmo. Falando para nós mesmos significa ver dentro de nós nossos nossas próprias ideias, nossa alma, nosso próprio eu,—significa autoconsciência, como dizem os filósofos, e portanto autocontrole, visão clara dos nossos atos, conhecimento do que desperta dentro de nós; uma autoeducação, significa, portanto, não viver à maneira dos animais, mas como racionais seres, como homens. O homem não pode pensar, ter consciência de si mesmo, razão, sem antes expressar tudo isso para si mesmo. O homem foi definido como um racional animal; ele também pode ser definido como o animal falante. A observação é tão antiga quanto Aristóteles.
O homem, no entanto, esse animal dotado da faculdade de falar, não é o homem em geral que nunca foi, mas o homem real, o homem histórico, realmente existindo. E ele não fala uma língua geral, mas uma determinada.
A Comunhão Linguística
Quando falo diante de um público, só posso usar minha língua. E eu existo, é isso eu me afirmo, venho ao ser real, pensando em conformidade com minha verdadeira personalidade, na medida em que eu falo, e fale esta minha língua. Minha língua. Aqui está o problema. Não falaria, ou se eu falasse de forma diferente - eu - não seria eu mesmo.
Dessa forma expressar-me então é uma característica intrínseca da minha personalidade. Mas esse discurso que me faz ser quem sou, e que, portanto, me pertence intimamente, poderia ser do meu - eu-, será que eu poderia usá-la, moldá-la?
Será que minha linguagem, em resumo, realmente é minha linguagem, se pertencesse exclusivamente a mim, ao que eu já chamou minha personalidade particular ou empírica?
Uma simples reflexão bastará para mostrar que minha linguagem, como um farol de luz, ilumina interiormente meu pensamento, e torna visível para mim cada movimento e todos os sentidos, só porque essa linguagem não é exclusiva minha. É essa mesma língua através de que eu entendo dos antigos autores da Itália, e encontrá-los dentro de mim na emoção do pulsar de minha alma.
A que falo é a língua que ouvi pela primeira vez dos lábios queridos da minha mãe e pai, que gradual e constantemente fiz o meu próprio estudando e refletindo sobre os livros e as conversas daqueles que por anos, ou dias, ou instantes, estiveram comigo na minha cidade natal e trocaram comigo por eles pensamentos e seus sentimentos; a língua que une a mim todos aqueles que, vivos ou mortos, juntos constituem isso que eu chamo e sinto ser meu próprio povo.
O Jargão Artificial versus a Língua Comum
Ainda assim, talvez eu queira interromper meu discurso desta gloriosa comunhão. Talvez eu tente demonstrar para mim mesmo que minha fala é exclusivamente minha, e certamente assim eu conseguiria algo. Eu produziria uma exceção que, neste caso, também serviria para confirmar a regra.
Pois certamente um homem pode criar uma linguagem enigmática, um jargão. Códigos secretos e convencionais são recorridos por pessoas que têm algum motivo para esconder seu significado dos outros. Tais indivíduos, no entanto, pode formar apenas grupos muito pequenos, e porque do caráter artificial de suas comunicações nunca poderá constituir uma nação.
Um jargão artificial desse tipo, no entanto, é uma linguagem de algum tipo: deve ser, já que a arte imita a natureza. Ela está em conformidade com a lei que é imanente na natureza peculiar da linguagem, ou seja, que não houvesse nada secreto ou escondido nela, pois discurso e, em geral, toda forma de atividade espiritual investe uma comunidade e busca a universalidade. O jargão só é possível por causa da tonalidade pela qual ele pode ser traduzido de volta para a língua comum e universal.
Entregue um documento cifrado ao criptógrafo; por estudo e engenhosidade — isso é pelo uso dessa mesma inteligência que combinava arbitrariamente a cifra — ele descobre a chave; assim, ele também destrói a artificial forma, e dela extrai o fluxo natural de uma fala isso é inteligível para todos que falam a mesma nacionalidade língua.
O poeta inspirado fala consigo mesmo, mas com a consciência de um público potencial, ele pronuncia uma palavra para si mesmo que eventualmente deve ser inteligível para outros porque é por sua natureza inteligível. Nas condições nas quais o poeta se encontra ao falar, ele deve usar essa palavra e nenhuma outra, e qualquer outra pessoa em essas mesmas condições espirituais usariam, não poderiam ajuda usando a mesma palavra. Pois sua palavra é o palavra, aquela que é exigida pelas circunstâncias. E como ele é poeta, uma mente séria dizendo uma palavra que não precisa de tradução, será a palavra de seu próprio povo primeiro e depois da humanidade em geral, em na medida em que sua beleza inspire homens de diferentes nações e de fala diversa com desejo de aprender a própria linguagem íntima do poeta.
Tudo isso é verdade porque o espírito é atividade universal, que, longe de separar os homens, os une. Ele realiza historicamente sua universalidade na comunidade da família, da cidade, do distrito e da nação, e em todas as formas de agregação e fusão íntimas que a história possa criar.
A Vontade como Realização Universal
A língua pode ou não estar presente na formação da nacionalidade de um homem. O que, porém, deve estar sempre presente é a Vontade pela qual o homem, a cada momento de sua vida, renova sua própria personalidade.
Será que a Vontade, pela qual cada um de nós é o que é, pode ser sua própria Vontade, exclusivamente sua? Ou será que a própria Vontade, como a linguagem, não é talvez uma herança nacional, mas certamente um ato comum, uma comunhão de vida, de tal forma que vivemos nossa própria vida enquanto vivemos a vida da nação?
É claro que, em abstrato, como expliquei acima, minha vontade é particular. Mas devemos lembrar que Vontade é uma coisa, e desejo fraco é outra. Existe a volição real e eficaz, e existe algo que se esforça para ser assim e falha; a isso último poderíamos chamar de "vontade fraca".
A vontade real não se contenta com intenções, planos ou desejos estéreis; ela age, e por sua eficácia se revela, e por seu valor mostra sua realidade. E o nosso ser resulta não de vontades fracas, mas da vontade real. Não somos o que poderíamos desejar ser condicionalmente, mas o que realmente queremos ser.
Uma vontade fraca, poderíamos dizer, é a vontade dirigida a um fim que é relativa ou absolutamente impossível; vontade é aquilo que se torna eficaz.
A Vontade do Estado e a Vontade Pessoal
Mas, então, quando é que minha vontade é realmente eficaz, realmente quer? Sou cidadão de um Estado que tem poder; esse poder, essa vontade do Estado, expressa-se para mim em leis que devo obedecer. A transgressão das leis, se o Estado existe, acarreta a punição inevitável do transgressor, isto é, a aplicação da lei que o infrator se recusou a reconhecer.
O Estado é sustentado pela inviolabilidade das leis, daquelas leis sagradas da terra que Sócrates, como nos conta Platão, ensinou seus discípulos a reverenciar ( no nosso tempo podemos analisar de outra forma). Eu, portanto, como cidadão do meu país, estou vinculado à sua lei de tal maneira que desejar transgredi-la seria almejar o impossível. Se o fizesse, estaria me entregando a vãs veleidades, nas quais minha personalidade, longe de se realizar, seria, pelo contrário, desintegrada e dispersa.
Portanto, quero o que a lei quer que eu queira.
Não faz diferença que, de um material e do ponto de vista explícito, um sistema de direito positivo faz não coincide em toda a esfera da minha atividade, e que, portanto, a maior parte dos padrões de minha conduta deve ser determinada pelos ditames internos da minha consciência particular. Pois é a Vontade do Estado que determina os limites entre a moral e o jurídico, entre o que é imposto pela lei da terra e do que é exigido pela consciência ética do indivíduo.
E não há limite para que preexiste à reta pela qual o constituinte e o poder legislativo do Estado delimita a esfera sujeita às suas sanções. Então, positiva ou negativamente, seja por ordem ou por permissão, toda a nossa conduta está sujeito ao testamento pelo qual o Estado estabelece é a realidade.
Mas a Vontade do Estado não se manifesta apenas pela promulgação de legislação positiva. Ele abre à iniciativa privada cursos de ação como presumivelmente, pode ser realizada satisfatoriamente sem o impulso e o controle direto do soberano poder. Mas essa concessão tem um caráter temporário, e o Estado está sempre pronto para intervir como assim que a gestão privada deixa de ser eficaz. Assim, mesmo no exercício do que parece ser a desinibida vontade do indivíduo discernimos o poder do Estado; e o indivíduo é livre para querer algo só porque o poder soberano quer que ele faça isso.
Então, na realidade, esse particular aparentemente autônomo é a vontade do Estado não expressa em termos de legislação positiva, não havendo necessidade de tal expressão. Mas, como a essência do direito não está na expressão dela, mas na vontade que a determina, em resumo, se isso o determina, segue-se que a lei existe até mesmo embora não escrita.
Conclusão sobre Vontade e Cidadania
Em termos de conclusão, então, pode-se dizer que eu, como cidadão, de fato tenho vontade própria; mas que após investigação mais detalhada, ela "coincide exatamente com a vontade do Estado", e eu quero qualquer coisa apenas na medida em que o Estado quiser que eu queira.
Eu poderia, é verdade, ignorar esse vínculo próximo pelo qual estou preso e unido àquela grande vontade que é a vontade do meu país. Posso hesitar e me recusar a obedecer às suas leis. Mas agindo assim, eu estaria me entregando ao que chamei veleidades. Minha personalidade, incapaz de transformar a vontade do Estado, seria vencida e suprimida por ela.
No entanto, vamos supor por um momento que eu possa nas profundezas mais profundas do meu ser, me segrego. Contrários à vontade comum e à lei do país, Decido proclamar sobre a imensa extensão do meu pensei na orgulhosa independência do meu ego, como um solitário, inacessível emergindo da solidão. Até em certo ponto, essa hipótese é constantemente verificada pela maneira como minha personalidade se torna livremente atual. Mas mesmo assim não ajo como um ser particular: É o poder universal que atua através da minha vontade pessoal.
O Santo que não tem vontade mas a vontade de Deus intuitivamente vê necessidade em sua norma. O pecador também, à sua maneira: mas sua norma está equivocada e, portanto, está destinada ao fracasso.
Todo criminoso ao transgredir a lei obedece a um preceito de sua própria autoria, que é oposição ao decretos do Estado. E, ao fazer isso, ele cria quase um estado próprio, diferente daquele que historicamente existe e deve existir por certas razões boas razões, cuja excelência é o próprio criminoso posteriormente perceberá.
E o que mais o tirano faz quando ele destrói a liberdade da terra e substitui por uma novo estado. Na mesma maneira como o rebelde elimina o déspota, começa um revolução e estabelece liberdade se ele for bem-sucedido; se não, ele é dominado e deve novamente cumprir sua vontade à vontade desse estado que ele não conseguiu derrubar.
Então, eu exerço minha verdadeira vontade sempre que a vontade do meu estado atua em minha vida pessoal, ou em vez disso, quando minha vontade é a realização da vontade de um grupo supernacional com o qual meu estado coexiste outros estados, agindo sobre eles e sendo reagidos em determinações recíprocas. Ou talvez melhor ainda, quando o mundo inteiro quiser isso de mim. Pela minha vontade, vou dizer mais uma vez, não é individual, mas universal, e na comunidade política pela qual os indivíduos são unidos em uma individualidade superior, historicamente distinta de outras semelhantes, devemos ver uma forma de universalidade.
A Solução para o Problema Educacional
Por essa razão, então, estamos justificados em dizer que nossa personalidade é particular quando a consideramos de forma abstrata, mas que concretamente se realiza como um universal e, portanto, também como uma personalidade grupal.
Essa concepção é de importância fundamental para aqueles de nós que vivemos na sala de aula e fomos feitos de ensinar a ocupação da nossa vida, nosso fim, e o verdadeiro propósito da nossa existência. Pois nessa concepção das atividades humanas encontramos a solução de um problema que tem estado presente na mente dos pensantes desde que começaram a refletir sobre o assunto de Educação, ou, em outras palavras, desde tempos imemoriais.
Não existe educação que funcione fora em conformidade com as leis naturais e artificial. É a vocação de nossas almas, nosso dever como homens. Mas nós livremente, por um ato de nossa consciência, reconhecemos nossos filhos, assim como fazemos com nossos pais e nossos irmãos; e discernimos nossos semelhantes em nós mesmos e nós mesmos nos outros; e pelo crescimento do nosso próprio desenvolvemo-nos inconscientemente a personalidade dos outros; e, portanto, na família, na cidade, em qualquer comunidade, constituímos um só espírito, com necessidades comuns que são satisfeitas pelas operações de atividade individual, que é uma atividade social.
Educação sendo ação espiritual seguindo o espírito, realmente educamos todos aqueles que são de qualquer forma e por quaisquer relações conectados conosco, sejam ou não da nossa família ou para nossa escola, desde que concordem conosco constituindo uma entidade social completa.
E não só nós treinamos aqueles de idade menor, que ainda estão sob tutela, e ainda frequentam as escolas e estão muito ocupados ao desenvolver e aprimorar sua habilidade, seu caráter, sua cultura. Também educamos os adultos, os homens e mulheres adultos, idosos; pois não há homem vivo que não acrescenta diariamente ao seu equipamento intelectual, que não obtém alguma vantagem de suas associações humanas, que não podiam ser adequadas repetir a declaração do imperador romano—nulla dies sine linea.
O homem sempre educa.
A Consciência Reflexiva do Educador
Mas aqui, como em toda outra manifestação da atividade espiritual, o homem não se comporta em conformidade exclusiva com instinto; Ele não ensina abandonando-se, por assim dizer, à força do determinismo natural. Ele está plenamente ciente de suas próprias ações. Ele mantém os olhos aberto em sua própria função, para que possa alcançar o melhor possível resultado.
Pois o homem reflete. Escolhe e vive.
É evidente, então, que educação não é um esquema o que permite que qualquer pessoa interfira com suas teorias nessa tarefa sagrada de amor, que une os pais aos filhos, traz velho e jovem juntos, e mantém a humanidade unida em sua ascensão nunca cessa.
Antes da palavra chegar a ser a coisa, como geralmente acontece, já existia. Antes de haver uma ciência e um incumbente para a cadeira, existia algo que era a vida dessa ciência e, portanto, a justificativa da cátedra. Havia a intenção de reflexão do homem.
Nossa educação é humana, porque é uma ação e não um fato; porque é um problema que sempre resolvemos e que temos que continuar resolvendo para sempre.
Essa verdade intuitiva é demonstrada experimentalmente para nós, pelas próprias vidas que levamos como educadores. Desde que enquanto a frescura da nossa vocação durar, enquanto podemos permanecer livre da rotina mecânica e de imposições de hábitos fixos; enquanto pudermos considerar cada novo aluno com interesse renovado, descobrir nele uma alma diferente, diferente da de qualquer outra com quem já tivemos contato anteriormente, e que divergem de um dia para o outro; desde que seja ainda é possível entrarmos na sala de aula empolgados e pulsando na antecipação de novas verdades a revelar, de experimentos inovadores a serem realizados, de dificuldades inesperadas para superar, na plena consciência do movimento rápido de uma vida sempre renovada em nós e ao redor nós pelas gerações que virão, que fluem para nós e se afastam incessantemente rumo à vida e à morte;
Nós, professores, devemos estar sempre atentos contra os perigos da rotina, contra a crença de que só temos que repetir a mesma velha história na mesma sala de aula, para o mesmo tipo de rostos distantes e vazios, nos encarando com uniformidade sombria. Continuararemos a ser educadores apenas desde que possamos sentir isso a cada instante do nosso trabalho da vida é um novo instante, e essa educação, portanto é um problema que estimula insistentemente nossa engenhosidade para uma solução sempre renovada.
Síntese da Pesquisa
Agora a mais importante de todas as tarefas, antiga e moderna, no campo da educação, é esta,—a tarefa do professor para representar o Universal para seus alunos, o Universal, claro, conforme historicamente determinado.
Pensamento científico, costumes, leis, crenças religiosas são trazido à mente do pupilo, não como ciência, as leis, a religião do mestre, mas como as de humanidade, de seu país, de seu período. A Trilha de Universal foi proposta para cumprir este objetivo.E o aluno é a pessoa que, após entrar no processo de educação, e sendo submetido, por assim dizer, para o jugo da escola, deixa de ser usufruído sua antiga liberdade na busca por uma dotação espiritual e na formação de seu caráter, e, em consequência inclina-se perante a lei comum.
Por um lado, a autoeducação, sem dúvida, assume essa tarefa de desenvolver a liberdade, pois o objetivo da educação é UNIVERSALIZAR E PERSONALIZAR; e o homem é digno desse nome apenas quando ele é um mestre de si mesmo, capaz de iniciar seus atos próprios, responsável por seus atos, capaz de discernir e assimilar as ideias que ele aceita e professa, afirma e propaga, de modo que tudo o que ele diga, pense ou faça, na verdade vem dele.
Nossos filhos diz-se que são devidamente levantados quando prestam depoimento de conseguir cuidar de si mesmo sem a ajuda com nossa orientação e conselhos. E confiamos nisso cumprimos nossa tarefa como educadores quando nossos alunos fizeram nossa língua própria e são capazes para nos contar coisas novas originalmente pensadas por eles. A liberdade, então, deve ser resultado da autoeducação.
Mas, por outro lado, ensinar implica uma ação exercido em outra mente, e a autoeducação não pode, portanto, resultar na renúncia e abandono do estudante. O educador deve despertar interesses que sem ele, para sempre ficaria adormecido. Ele precisa direcionara o aprendiz para um fim que ele seria incapaz de estimar corretamente se for deixado sozinho, e precisa ajudá-lo para superar obstáculos que de outra forma seriam intransponíveis isso atrapalhou seu progresso.
Ele deve, em resumo, transfundir algo de si mesmo no estudante, e expirar de sua própria substância espiritual criar elementos do caráter, a mente e a vontade do aluno. Mas os atos que o aluno realiza em decorrência de seu treinamento serão, em certa medida, os de seu mestre; e a educação, portanto, terá se mostrado destrutiva dessa mesma liberdade com que o aluno foi originalmente dotado. A Trilha pessoal ou personalizada foi criada para atender a demanda da pessoalidade do aluno.
Não é verdade que as pessoas constantemente atribuem às influências familiares iniciais e ao ambiente — que é, para a educação — o bom e o ruim no ações do homem maduro?
A mente do educador que é dilacerado por duas forças conflitantes: o desejo zeloso de observar e controlar o crescimento do aluno e dirigir seu evolução ao longo do percurso que parece mais rápida e mais segura de seu desenvolvimento completo; e, por outro lado, o medo de que ele posso reprimir os interesses pessoais do aluno dica totalmente resolvida com as duas Trilhas de Autoeducação, onde uma direciona e a outra impulsiona a pessoalidade do aluno.
Considerações Finais
Este estudo preliminar estabelece as bases filosóficas da Metodologia da Autoeducação desenvolvida pelo Instituto de Autoeducação. A tensão entre liberdade individual e transmissão cultural não é um obstáculo a ser superado, mas sim o próprio motor da educação — um problema que exige solução sempre renovada, não uma resposta definitiva.
A autoeducação, fundamentada nos pilares que reconhece:
A personalidade concreta transcende a individualidade abstrata
A linguagem é dos elementos constituintes da universalidade humana
A vontade real se realiza na comunhão com a comunidade
A educação é ação contínua, não fato estático
O educador representa o Universal sem sufocar a espontaneidade
O conhecimento está nos livros — e você está potencialmente. A questão não é acessar, mas ativar. A autoeducação é o processo de tornar universal o que é particular, concreto o que é abstrato, real o que é potencial.
Instituto de Autoeducação | Pesquisa Preliminar | Agosto 2026 Por Nivia Lanznaster