Personalizar a educação pelos interesses do aluno? Uma reflexão a partir da minha pesquisa de autoeducação
A ideia seduz qualquer educador: usar a tecnologia para criar um livro-texto único, feito sob medida para cada criança, que ensine frações através do futebol, história através dos super-heróis, biologia através dos animais de estimação. Com os modelos de linguagem atuais, isso já é tecnicamente possível — e é genuinamente impressionante. Mas impressionante não é sinônimo de eficaz. Depois de dez anos pesquisando autoeducação, chegou a hora de dizer com franqueza: personalizar o ensino a partir dos interesses pré-existentes do aluno, embora pareça obviamente bom, pode significar aprender menos, não mais.
O argumento mais forte a favor — e por que ele é insuficiente
A defesa mais séria da personalização por interesses apoia-se num princípio sólido da ciência cognitiva: nós aprendemos o novo conectando-o ao velho. Como cada aluno conhece coisas diferentes, faria sentido adaptar os exemplos e analogias ao repertório único de cada um.
O princípio está certo. A conclusão, não. Porque as analogias que fazem o conteúdo funcionar não devem ser escolhidas pelo apelo emocional que exercem sobre o aluno, mas pela sua eficácia em revelar a estrutura do que se ensina. Eletricidade se explica com água e encanamento — talvez não seja a analogia mais fascinante, mas todo mundo sabe o que é água e encanamento, e não vejo como o basquete ou a cantora favorita da criança fariam melhor. O bom ensino escolhe a analogia que serve ao conteúdo, não a que agrada ao aluno.
Por que não confiar nas escolhas do aprendiz
Há outro ponto, mais delicado. Os alunos, especialmente os pequenos, tomam decisões bastante pobres sobre o que estudar, em que ritmo avançar e que tipo de atividade usar. Não por falta de inteligência, mas porque ainda não dominam o território sobre o qual estão decidindo. É um paradoxo curioso: para escolher bem o que aprender, é preciso primeiro ter aprendido.
É exatamente aqui que a minha metodologia das duas trilhas encontra seu fundamento.
A Trilha Universal: os temas de base ensináveis
Na autoeducação que desenvolvo, a Trilha Universal é o caminho dos temas de base ensináveis — aqueles conteúdos que não são opcionais, não dependem da escolha da criança e precisam ser oferecidos a todos. Ela caminha aliada à mitologia diretiva: aquele conjunto de narrativas, rotinas e referências orientadoras que dão direção ao aprendiz antes que ele tenha condições de se autodirigir. A Trilha Universal, sustentada pela metodologia diretiva, prevalece até os 8 anos de idade. Nesse período, o adulto — ou a metodologia — decide o quê, quando e como. Não é autoritarismo; é arquitetura. Assim como não se pede a uma criança que escolha as letras com que aprenderá a ler, não se pede que escolha as bases sobre as quais todo o resto será construído.
Isso dialoga diretamente com o que observo na prática: os sistemas que funcionam bem não entregam ao aluno a escolha do conteúdo, mas adaptam o caminho ao seu desempenho. Todos partem do mesmo lugar, e os avanços são feitos conforme o domínio demonstrado — quem erra recebe novas perguntas, novas explicações, novas chances. A personalização legítima é a do ritmo e do suporte, baseada em evidência de aprendizagem; nunca a da escolha arbitrária do que aprender.
A Trilha Pessoal: quando os interesses entram — e a que horas
E os interesses, então? Aos 8 ou 9 anos de idade abre-se a Trilha Pessoal, ou trilha da personalidade. É quando a criança já acumulou o repertório mínimo que lhe permite interessar-se por algo com substância — não por capricho de momento, mas por afinidade informada. É nesse ponto que ela pode começar a aprender a partir do que a move, porque agora os interesses dela têm sobre o que se apoiar.
Note a inversão sutil em relação à moda pedagógica: o interesse não inaugura o aprendizado — ele o coroa. Primeiro as bases universais, depois a expansão pessoal. Inverter essa ordem — começar pelos interesses e esperar que o conhecimento básico apareça em decorrência — é construir a casa pelas janelas.
O que a tecnologia pode — e não pode — fazer
Não descarto os recursos tecnológicos; uso-os e recomendo-os. Mas seu melhor papel é o que já descrevi: tutorar com perguntas ajustadas ao desempenho, reforçar, explicar de outra maneira, acompanhar o ritmo real de quem aprende. O que não devem fazer é substituir o currículo de base por um oceano de escolhas individuais, nem fingir que interesse é substituto de fundação.
Em síntese: a personalização que funciona não pergunta à criança o que ela quer aprender, mas observa o que ela já domina e ajusta o passo seguinte. As bases pertencem à Trilha Universal, guiadas pela mitologia diretiva até os 8 anos. A partir dos 8 ou 9, quando a fundação está posta, a Trilha Pessoal abre as portas para que cada identidade construa sobre ela o seu próprio edifício.
Primeiro o chão firme. Depois, as asas.